Uncategorized

Obra póstuma de Zaha Hadid, estação Napoli Afragola é inaugurada na Itália

Com a presença do primeiro ministro, Paolo Gentiloni, foi inaugurada no último dia 6, a primeira parte da estação ferroviária Napoli Afragola, na Itália. O projeto, assinado pela arquiteta Zaha Hadid, é o primeiro a ser inaugurado após a sua morte.

Screen Shot 2017-06-07 at 18.14.38

Jacopo Spilimbergo

A estação servirá como porta de entrada para o sul da Itália. O serviço rodoviário conectará as cidades de Bari e Reggio Calabria com o norte do país e da Europa e permitirá acesso aos portos do sul (Gioia Tauro, Taranto, Bari, Brindisi, Palermo e Augusta).  Serão esperados, por dia, 32.700 passageiros transitando pela estação.

As largas entradas do edifício guiam os passageiros até as áreas públicas elevadas da estação, espaços comuns com lojas, cafés e restaurantes.

O saguão principal foi construído de forma a minimizar o gasto de energia: paineis solares e sistema de energia geotérmica (vinda do solo) são usados, além da luz e ventilação naturais.

Screen Shot 2017-06-07 at 18.14.19

Jacopo Spilimbergo

Com 38 mil metros quadrados de extensão, o design da estação brinca com as curvas, sombras e luzes – marcas características de Hadid- projetadas pelo teto de vidro.

Zaha Hadid, aquiteta iraniana, foi a primeira mulher a conquistar o Prêmio Pritzker, chamado de “Nobel da Arquitetura”, há 13 anos atrás. Hadid falesceu em 2016 após sofrer um infarto.

zaha-hadid-architects-napoli-afragola-high-speed-train-station-designboom-15

Jacopo Spilimbergo

fonte: http://www.zaha-hadid.com/

Por: Michaella Kato

Comentários

comentários

Standard

Leave a Reply