_MG_7831-1
Uncategorized

360° de Isay Weinfeld: uma visão completa

Estar no topo e poder contemplar a melhor vista da cidade: um privilégio que traz inspiração e paz. É possível observar o Parque Villa Lobos, a Cidade Universitária, a Vila Madalena e o Alto da Lapa. Todos os ângulos podem ser admirados. Do alto, a cidade arredia parece tranquila. E o 360° de Isay Weinfeld permite novas perspectivas, outras ideias e a certeza de um novo dia.

Aqui, você não é apenas um morador, mas sim o protagonista de uma vida! O cenógrafo Isay coloca em seu palco toda a luz natural. O público não são pessoas, mas sim os bairros paulistanos que se organizam em uma plateia multiforme. Uma beleza para poucos…O inusitado com certeza está presente nos detalhes, na sinestesia de ver, sentir e ouvir. Na brisa gostosa que areja os cômodos numa suave corrente, no interior iluminado através dos janelões de vidro, na sonoridade tranquila de quem observa a pauliceia desvairada a seus pés. O conforto de um lar, arejado como daquelas casas de infância com quintal que nos fazem sentir livres. Ao mesmo tempo, a segurança do prédio é mesclada à funcionalidade do projeto. Aqui, vive-se a liberdade.

_MG_9833-1

Foto: Marcello Orsi

O 360° logo se distingue do resto da paisagem urbana. O todo também impressiona com a fachada que não distingue os lados. Os fragmentos, por sua vez, são variados: existem 7 tipos de apartamentos diferentes com 130, 170 e 250 metros quadrados. No total, somam-se 62 unidades distribuídas em 19 andares formando 6 arranjos distintos.

_MG_0107-1

Foto: Marcello Orsi

A genialidade de Isay permitiu que o 360° transformasse o desafio da topografia íngreme do Alto de Pinheiros em vistas de tirar o fôlego e cumprisse seu papel de proporcionar moradias vivas, diferentes entre si e com espírito livre. A obra, que ganhou prêmios internacionais como o Future Projects da conceituada revista inglesa Architectural Review, é esplêndida, tanto para leigos quanto para especialistas. Não é preciso muito para notar: o projeto já é um marco imponente na composição arquitetônica da metrópole paulista.

Comentários

comentários

Standard

Leave a Reply