_mg_5448-2-copy
Uncategorized

ZAC Entrevista: Joel Mentzinger

Clássica e de vanguarda, é assim a sede da Zac, decorada pelo paulistano Joel Mentzinger Duarte de Macedo Jr., um decorador que virou cliente, depois se tornou amigo e hoje é o decorador oficial da “família Zac”.

unspecified

“Para mesclar esses dois estilos no escritório da Zac trabalhei com mobiliário e peças sofisticadas que a Ana [Ana Paula Zacharias, proprietária] já tinha, complementando com outras  de linhas neutras que valorizam a nobreza dos clássicos e ajudaram no clima contemporâneo elegante e descontraído – a aura pretendida. Trata-se de uma verdadeira mistura, pois nada precisa ser inteiramente neutro ou  carregado. O  desafio foi elaborar um ambiente corporativo com sofisticação e aconchego, que se deu pela união da vegetação, da mistura das cores, da iluminação com arandelas e abajures, deixando o ambiente mais intimista e dando um título para cada cômodo”, revela Joel.

 

P1010086.JPG

Decorador por inspiração e dom desde os anos 70 e Relações Públicas formado pela FAAP no final dos anos 60, buscou a Arquitetura, passando pela Panamericana de Artes e a Parson School. Seu trabalho é pautado na iluminação, no uso criativo das cores e na aplicação de quadros e fotos para conferir um tom pessoal na decoração, enfatizando sempre a liberdade criativa e mistura de estilos, sem se prender a padrões rígidos.

_mg_5423-1

“Gosto de trabalhar com diversos perfis e de misturar coisas e estilos, dando utilidade a peças que geralmente estão esquecidas  e que podem dar um tom único ao projeto”, declara. E acrescenta: “A pintura é um dos recursos mais legais de uma reforma básica ou decoração. Muda tudo, dando distância e volume, assim como a iluminação, que pode tornar incrível e mágico ou entristecer um projeto”.

_mg_5461-1-copy

Trabalhando individualmente ou associado a importantes profissionais, Joel desenvolveu projetos de diferentes conteúdos e complexidades para residências e mobiliários, tendo construído um enorme portfólio em mais de 30 anos de atuação.

_mg_5457-1-copy

A conversa com o decorador aconteceu numa tarde, em sua casa no centro de São Paulo, mais propriamente no Largo do Arouche, em meio a muitos objetos restaurados, outros trazidos de suas viagens ou incursões, tapetes, almofadas, quadros, fotos e muito verde. De uma das janelas tem-se uma vista linda da praça, praticamente uma Paris em São Paulo (com o restaurante Le Casserole como exemplo vivo dessa paisagem).

_mg_5440-1-copy

Vários espelhos figuram pela sua casa, já que o decorador gosta muito de aplicá-los em seus projetos, procurando sempre fazê-los refletir algo bacana no ambiente, como plantas ou o reflexo de uma cúpula de abajur, por exemplo.

_mg_5451-1-copy

A história da Zac com Joel começou em 2006, quando ele vendeu um de seus imóveis com a imobiliária. Na ocasião, foi atendido pessoalmente por Ana Paula, proprietária, que gostou muito do que viu na ocasião e pediu que ele decorasse sua casa. A partir disso, se tornaram amigos e, desde então, dois apartamentos de Ana e o escritório da Zac foram decorados por ele. “O resultado ficou incrível, alinhado com o negócio da Zac, com uma casa com nosso estilo, e não de escritório convencional. Foi uma satisfação ver realizado nosso anseio em relação ao que queríamos para a Zac, afinal é o lugar que passamos a maior parte do tempo e que queríamos que representasse na prática o que é o nosso negócio”, revela Ana.

_MG_7905-2.jpg

Escritório da Zac, decorado por Joel.

Quando não está atendendo clientes, Joel relaxa viajando, lendo e curtindo jardinagem em sua cabana, em Campos do Jordão, além de colecionar peças que vibram e atraem boas energias. 

E em meio a tantas histórias, referências e projetos, o decorador conta que já planeja sua próxima viagem, dessa vez para Austin, no Texas, para encontrar a família no Natal. Um novo sopro de inspiração vem por aí!

 

Fotos: Marcello Orsi

Comentários

comentários

Standard

Leave a Reply